quinta-feira, 16 de abril de 2009

Positivo ou negativo

Vivemos num mundo de contradições. Segundo Parmênides, o universo se divide em pares contrários: luz/escuridão; fino/grosso; frio/quente; ser/não ser; sim/não. Ele considerava que um dos pólos da contradição era positivo e o outro negativo. O positivo seria a luz, o ser, o sim. Já o negativo seria a escuridão, o não ser, o não. Mas o que realmente é positivo e negativo? Parmênides teria ou não razão? Essa é a questão.
Nesse mundo onde tudo é cinicamente permitido, é difícil saber o que é positivo ou negativo, certo ou errado. Já que cada indivíduo carrega na cabeça um instrumento que pensa de maneira diferente, o que é certo para mim, pode ser errado para você.
Paradoxo. Eterna contradição!
Mas o que fazer? Ser? Não ser? Direita ou Esquerda? Ai, que confusão! Tantas perguntas, nenhuma resposta. No fundo, isso deve ser a real beleza da vida. Se tivessemos todas as respostas seria tedioso. Tédio... O que seria o tédio? Você tem preguiça de levantar da cadeira e fazer alguma coisa. Culpa do tédio. Tédio, será que você não vê que é o culpado de tudo? Tédio/agito?
Chega.
Parei por aqui.
Só tenho certeza de uma coisa (será que tenho mesmo?), quanto menos respostas eu tenho, mais perguntas eu quero fazer. E no fundo, eu gosto disso.
Gosto muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário